03 de Dezembro de 2010

Esta semana os atentos seguidores não apenas de Lady Gaga mas das diversas celebridades coroadas como dignas desse estatuto foram surpreendidos com uma notícia no mínimo estranha que parece saída de um livro de George Orwell : “a morte digital”. Alvo de todas as atenções, o mundo das estrelas opta assim por um regresso (para alguns sombria) aos tempos pré-redes sócias, nos quais as notícias que nos rodeavam eram, não raras as vezes, fruto de boatos e de meras especulações, quando as próprias celebridades mantinham ainda um status de sempre relativa tentativa de anonimato que os colocava num patamar ainda mais inalcançável e que fomentava toda uma áurea mística em torno de tais figuras.
Com esta “morte”, pretende-se uma sensibilização para a temática do HIV, flagelo do século XX e constante ameaça ainda bem presente nesta nova década…África e índia, dois dos países mais ensombrados com esta calamidade encontram-se sem estruturas quer sociais quer políticas capazes de fazer face à doença, graças ao subdesenvolvimento a que estiveram sujeitos ao longo da história. Deste modo, estas celebridades, de entre as quais se destaca Gaga como fidelíssima apoiante de causas humanitárias, pretendem arrecadar uma quantia considerável que impulsione uma ajuda mais sustentável a todos os que directa ou indirectamente se encontram a braços com tal problema.
Este conceito de morte digital surge, portanto, de um modo que pode ter diversas interpretações e consequências. Para uma estrela em fulgurante ascensão como Lady Gaga podemos mesmo questionar até que ponto o impacto será negativo em todo o marketing associado à sua imagem e à sua rentabilidade enquanto artista, numa era marcadamente digital que insiste em viver mais o virtual que o real e que fomenta já uma sinistra simbiose entre os dois conceitos.

Poison TV

publicado por LadyGaga-Portugal às 20:00
Olá Poison! Mais uma vez, um bom trabalho. Linguagem muito bem cuidada (não conhecia esse Gorge Orwell!) e utilização de metáforas (adorei a da simbiose!). 6 dias honey!
Migueel a 3 de Dezembro de 2010 às 22:42
Adorei esta crónica Poison TV
Está fantástica!
DanielaB. a 5 de Dezembro de 2010 às 00:32

Image and video hosting by TinyPic
pesquisar neste blog